Pesquisar este blog

Tradutor

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

"Quem fala o que quer, ouve o que não quer"...você concorda?


A VERDADEIRA LIBERDADE DE EXPRESSÃO NUNCA É REATIVA

É comum ouvirmos ou pronunciarmos a frase " quem fala o que quer, ouve o que não quer " como justificativa para nosso comportamento reativo como quem diz : " Ele mereceu pois provocou"
Nesse momento, sempre me lembro das palestras do Osho, quando ele diferencia a REAÇÃO da RESPOSTA.Quando reagimos, somos escravos do outro, quanto agimos, o fazemos pela consciência, não estamos mais a mercê do outro.
Por isso, a meu ver, a REAÇÃO, nunca tem a ver com a LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Isso porque, para nos expressarmos de modo verdadeiramente livre, não podemos ser um escravo do comportamento do outro. Sempre que somos REATIVOS, não estamos sendo livres. A meu ver, a verdadeira liberdade de expressão vem da CONSCIÊNCIA, portanto ela é sempre uma RESPOSTA e não uma REAÇÃO.
Assim,minha sugestão amorosa de hoje é : lembre-se que sempre que você estiver sendo reativo com alguém, você está manifestando a sua escravidão.Ao invés de se mostrar como um escravo, transcenda os determinismos, seja subversivo: RESPONDA COM PERCEPÇÃO! Isso não significa ser bobo, passivo ou incapaz de por limite, significa estar alinhado com a sua essência e portanto ser capaz de AGIR ao invés de REAGIR. Essa é a verdadeira liberdade de expressão, a meu ver.
Mais meditação e menos alienação de nós mesmos,


Gisela Vallin
Imagem: Christian Schole




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)