Pesquisar este blog

Tradutor

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

As paisagens de dentro...



“A alma é uma paisagem. Ou melhor, paisagens. Paisagens são feitas com campos, florestas, montanhas, rios, mares, nuvens – ‘coisas’ que existem fora de nós, que os sentidos percebem e nós lhes damos nomes. As paisagens da alma, entretanto, não são feitas de ‘coisas’. São feitas de sentimentos. E os sentimentos, não temos como dizê-los, os sentidos não conseguem fotografá-los. Então um ‘artista’ que mora dentro da gente, o tal de Inconsciente, lança mão de um artifício: ele veste os sentimentos da paisagem de dentro com as coisas da paisagem de fora. Um medo muito grande aparece como um precipício; o tédio se parece com uma chuva persistente em meio as brumas; Vingança? Um tigre; A perda de um amor? Um velório. E a experiência de liberdade? Você nunca voou nos sonhos? Dessa forma, o ‘artista’ torna visíveis as paisagens da alma por meio de metáforas. O ‘artista’ além de ser pintor é também poeta. Os sonhos são efêmeras visões das paisagens da alma, as paisagens que fazem a nossa pele do lado de dentro, o lado do coração. Quando a gente vê uma paisagem de fora e se emociona, a emoção não vem da paisagem de fora. Vem é da paisagem de dentro. Geralmente se pensa que a função dos psicanalistas é curar doenças da alma….O que acho é que eles são os guias que nos levam a visitar as paisagens da alma que nós mesmos desconhecemos. Bosques escuros, mares profundos, montanhas cobertas de neve, campos floridos, cemitérios…Essa aventura nos conduz por experiências de tristeza e beleza. E isso nos torna mais sábios. A sabedoria é uma forma de cura.” 


Rubem Alves
imagem: Christian Schloe


Dedico esse texto a todos os artistas que se aventuram no mundo das tintas...e aos que apreciam essas aventuras...Principalmente para minha amiga Lelê!
Bom Dia! ;)

2 comentários :

  1. Querida, que mensagem mais lindaaaa! Não resisti e postei no meu blog com os devidos créditos, heheh. Muito obrigado pelas lindas palavras. Beijos Jo

    ResponderExcluir
  2. Linda "Passarinha"!
    Fiquei tão emocionada, que vim reler e nem sei ao certo se publiquei meu comentário... Desculpa!!!
    Estou mesmo, MUITO AGRADECIDA pelo teu carinho, pela tua lembrança!!!
    OBRIGADA QUERIDA Sheila!
    Beijos em teu lindo coração!
    Com carinho, Lelê

    ResponderExcluir

Fico feliz com a sua companhia!
E fico mais feliz ainda quando você deixa um comentário!
Obrigada viu! :)